Equipes do IFC Videira estão empolgadas com a edição 2016 da Olimpíada de Foguetes

Escrito por rosana.oliveira. 27 de abril de 2016, às 10:21

As 62 equipes compostas por alunos do IFC Videira já estão preparadas para lançarem seus foguetes no próximo dia 30/04 (sábado), na fase local da Olimpíada de Foguetes.

Com um histórico de conquistas nacionais, o IFC Campus Videira realiza anualmente a fase local, a qual classifica os competidores para a fase nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), denominada Jornada de Foguetes. No ano passado, a equipe “Suko de Uva” recebeu o troféu de 1º lugar.

Durante os testes deste ano, várias equipes já passaram dos 100 metros de distância em seus lançamentos, portanto acredito que o evento será bem legal de se ver. Serão 2 lançamentos para cada equipe, em 10 bases, totalizando 124 voos”, comenta o professor de física, Jaquiel Salvi Fernandes, coordenador das equipes.

Neste ano a competição será realizada em uma área de plantação, no bairro Rio das Pedras em Videira, com início previsto para as 13h15min e término aproximadamente às 17 h.

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha, o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

O convite é extensivo à comunidade escolar.

Confira algumas imagens do evento do ano passado.

Clique na imagem para visualizar o local

Rio das Pedras

Texto e imagens: Cecom Videira