Comitê de Crise emite nota recomendando suspensão de atividades presenciais até dezembro

Escrito por juliana.motta. 31 de julho de 2020, às 11:48

O Comitê de Crise instituído pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) para tratar de questões relativas ao coronavírus emitiu nota na quinta-feira (30/07) recomendando que as aulas presenciais não sejam retomadas até dezembro de 2020.

Com base na orientação do Comitê de Crises o Conselho Superior (Consuper) do IFC (órgão máximo deliberativo) deve definir se acata ou não a orientação e mantém a suspensão das aulas presenciais até dezembro. Outras instituições federais do estado já tomaram decisões neste sentido: UFSC e IFSC já decidiram por não retomar as aulas presenciais até o fim do ano.

Caso a orientação seja acatada pelo Consuper as Atividades de Ensino Remotas (AER) devem seguir até dezembro. Essa orientação reforça a necessidade do engajamento dos estudantes para as atividades online, com foco e dedicação nos estudos e atividades propostas pelos professores. As Atividades de Ensino Remotas contam com frequência, trabalhos, tarefas, avaliações, notas e aprovações ou reprovações do mesmo modo como as aulas presenciais.

O Comitê de Crises prevê ainda que em caso de o cenário da pandemia de Covid-19 apresentar melhoras antes de 31/12/2020 o Plano Institucional de Contingenciamento deve ser acionado para reavaliação da situação.

O Comitê orienta também que os campi do IFC retomem a emissão de diplomas, certificados, segundas vias e certificados/declarações do Encceja. O Campus Videira está fazendo e emissão e entrega dos documentos conforme demanda. Ou seja, quem tiver urgência nos certificados e diplomas deve entrar em contato exclusivamente pelo e-mail da Secretaria para conversar a respeito e agendar a retirada do documento. O e-mail é: registroacademico.videira@ifc.edu.br

Ainda não há posicionamento definido sobre os processos seletivos para ingressos no Ensino Médio e cursos Técnicos Subsequentes para 2021. Assim que a Instituição definir essas questões a decisão será comunicada o mais breve possível em todos os canais oficias de comunicação do IFC.

O Comitê de Crise tem caráter consultivo e é constituído por 33 integrantes de diversas categorias entre pró-reitores, diretores de campi, discentes, sindicato, médico, enfermeiro, entre outros servidores.

Todos os Campi do IFC seguem em trabalho remoto e quaisquer dúvidas podem ser obtidas pelo e-mail dos setores. Acesse aqui os contatos do Campus Videira: http://videira.ifc.edu.br/fale-conosco/

Leia aqui a íntegra da nota do Comitê de Crise

*Texto: Juliana B. Motta Peretti | Jornalista – DRT 8976 PR– Cecom/Campus Videira