Artigo científico de Filosofia analisa a coragem da verdade no modo de vida cristão medieval

Escrito por juliana.motta. 14 de setembro de 2020, às 15:59

O professor de Filosofia do IFC Campus Videira, Sérgio Fernando Maciel Corrêa, teve artigo aceito na “Revista Contemplação” (Qualis B2). Intitulado “Da parresía ao estilo dos cínicos à coragem da verdade no cristianismo medieval” o artigo é parte de sua tese de doutorado na mesma área.

O professor explica que parresía é uma palavra grega que traduzida para o português significa a coragem de falar a verdade. “Nas democracias a gente precisa se perguntar qual é o espaço para atos de fala verdadeiros dentro de situações democráticas. Quais são os inimigos e o que prevalece em uma discussão política se são atos de fala verdadeiros ou são atos de fala demagógicos que encobririam a verdade”, comenta.

O conceito de parresía é analisado na perspectiva do cinismo – uma corrente filosófica da antiguidade formada por pessoas pobres que abdicavam de bens materiais e viviam pautadas pelo ato da coragem em falar a verdade. Tais conceitos são estudados tendo como base o modo de vida dos primeiros cristãos que viveram na Idade Média. “O ponto central do artigo é compreender se há traços do cinismo, desta coragem de falar a verdade parresiástica dentro do cristianismo nascente”, explica.

Para saber mais sobre o tema acesse o artigo completo: http://bit.ly/RevistaContemplação-Sergio

Veja um vídeo explicativo sobre o tema disponível no canal do professor no YouTube

Texto: Cecom Videira