IFC celebra Semana Nacional do Livro com programação online multicultural

Escrito por juliana.motta. 21 de outubro de 2020, às 19:41

De 23 a 29 de outubro, o Brasil celebra a Semana do Livro e das Bibliotecas, durante a qual bibliotecas de todos o país promovem atividades alusivas ao livro, à informação e à cultura. Para comemorar a data, o Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal Catarinense (Sibi-IFC) organiza a I Semana Online do Livro e das Bibliotecas do IFC, com programação desenvolvida por bibliotecários de diversos campi da Instituição.

Em virtude da suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia de Covid-19, a programação será pela internet, em sua maioria no canal oficial do IFC no Youtube (veja os demais links na programação abaixo). “A Semana é celebrada com atividades literárias e culturais nos campi já há muitos anos. Este ano, diante da situação atual, os bibliotecários do IFC se reuniram e chegaram à conclusão que essa movimentação não poderia morrer”, explica a coordenadora do Sibi-IFC, Caroline Becker, que também está à frente da Semana. “Então, nos organizamos e cada Biblioteca ficou com a responsabilidade de trazer uma atividade para o evento”.

Como resultado desta iniciativa, a programação da Semana está repleta de atrações: lançamentos de livros e história em quadrinhos, palestras com escritores, debates literários, exposição fotográfica e concursos de fotografias, crônicas e poesias, entre outras. “A ideia é seguir com o espírito dos anos anteriores: promover um cronograma amplo e diverso, integrando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, para mostrar que as bibliotecas não é só um local onde se empresta livros, mas sim um espaço que engloba todos estes outros universos culturais”, diz Becker.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Canal Videoaula IFC Campus Sombrio

23/10 – Lançamento do livro Caminhos Cruzados

26-10 – Bate-Papo com Urda Alice Kluger

27/10 – Centenário de Clarice Lispector: Diálogos Atemporais
Inscrições aqui

29/10 – Como dar vida ao documento? Um diálogo entre museu, biblioteca e arqueologia

30/10 – Encontro de Leitores

30/10 – Li, gostei, indico pra você

Exposição Fotográfica: Fragmentos da História e Memória de Rio do Sul

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagens: Cecom/Reitoria/Andréa Santana