Artigo analisa o impacto das compras do PNAE no desenvolvimento do Alto Vale do Rio do Peixe

Escrito por juliana.motta. 25 de novembro de 2020, às 16:24

Os servidores do IFC Campus Videira, Adenes Sabino Schwantz e Gislaine Julianoti Carlesso, publicaram artigo em que analisam a influência e o alcance do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o desenvolvimento regional do Alto Vale do Rio do Peixe.

O artigo foi desenvolvido no contexto do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Uniarp e foi produzido em coautoria com os professores Cézar Augustus Winck e Rosana Cláudio Silva Ogoshi. O objetivo do artigo foi o de analisar a relação entre a destinação de recursos do PNAE e a renda auferida pela agricultura familiar local.

Os dados foram levantados através de pesquisa documental e estudo de caso. Os autores analisam as compras do PNAE relativas aos 15 municípios pertencentes ao Alto Vale do Rio do Peixe, que possui uma população de 210 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Estima-se que 29 mil estudantes são beneficiados com os alimentos do PNAE na região.

O artigo apresenta dados de recursos recebidos pelas prefeituras municipais, que são a executoras do orçamento do PNAE, demonstrado qual o percentual do recurso é destinado para compra de alimentos da agricultura familiar. Em alguns municípios o percentual de uso dos recursos é de 80% enquanto há casos de cidades que não atingem sequer os 30% mínimos previstos em lei.

Para saber mais acesse o artigo completo AQUI.