IFC mantém suspensão de atividades presenciais até março de 2021

Escrito por juliana.motta. 30 de novembro de 2020, às 18:59

O Instituto Federal Catarinense determinou, na última quarta-feira (25), a continuidade das atividades administrativas e de ensino remotas até o final do ano letivo de 2020 (marcado para 19 de março de 2021, de acordo com o Calendário Acadêmico). A medida foi anunciada por meio de nota oficial elaborada pelo Comitê de Crise criado pela instituição para lidar com questões relativas à pandemia de Covid-19.

“O Comitê segue com rigor os termos estabelecidos no Plano de Contingência Institucional, que lista um conjunto de indicadores importantes a serem observados antes de deflagrar o retorno às atividades de ensino e administrativas de modo presencial”, explica a reitora da instituição, Sônia Regina Fernandes. “Estes indicadores, ao longo das últimas semanas, mostraram uma piora significativa no cenário pandêmico em todo o estado, chegando na última semana de novembro ao nível gravíssimo em 13 das 16 regiões mapeadas — nas quais estão inseridos a maioria  dos campi do IFC . Esta piora e a curva ascendente de casos fizeram com que o Comitê indicasse a necessidade de manter as atividades remotas até o fim do ano letivo, resguardados os casos considerados como atividades essenciais”.

O comunicado também estabelece que atividades práticas de estágio (obrigatórios ou não), projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e programas para Jovem Aprendiz envolvendo adolescentes na faixa etária entre 16 e 18 anos, que até então estavam restritas ao trabalho remoto e teletrabalho, poderão ter gradual retorno para o modo presencial. De acordo com a reitora, as medidas levam em conta orientações do Ministério da Economia e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho. “Para garantir o retorno com segurança, algumas condições e precauções necessárias devem ser oferecidas, com vistas à preservação da saúde e bem estar não só dos adolescentes estagiários e aprendizes, mas como da sociedade como um todo. Para tanto, a autorização dos pais e/ou responsáveis dos estudantes na faixa etária e a anuência do diretor geral e do coordenador de Extensão, Estágios e Egressos do campus de origem do aluno, por meio de formulário específico, são necessárias”, diz.

Análise constante de dados – A nota do órgão anuncia ainda a criação de um Subcomitê Científico, responsável por monitorar e analisar os dados relativos à pandemia e, assim, subsidiar tomadas de decisão do Comitê de Crise— principalmente no que diz respeito a um eventual retorno às aulas presenciais. O Subcomitê se reúne semanalmente, avalia os indicadores listados no Plano de Contingência Institucional e avalia os números relativos a estes indicadores em cada Região de saúde onde há campus do IFC.

Confira abaixo a íntegra da nota do Comitê de Crise:

O Comitê de Crise, em reunião ocorrida no dia 19/11/2020, pautou, discutiu e encaminhou diversos assuntos, dos quais destacamos aqueles com relevância institucional para devida divulgação:

• As atividades administrativas e de ensino permanecerão remotas até o final do ano letivo 2020, ou seja, até 19 de março de 2021;
  • Estágios obrigatórios e não obrigatórios para estudantes menores de idade estão autorizados mediante termo de compromisso assinado pelos pais ou responsáveis;
  • A participação de estudantes menores de idade em projetos de ensino, pesquisa e extensão está autorizada, mediante assinatura de termo de responsabilidade, desde que seja caracterizada a essencialidade da atividade;
  • As atividades de empréstimo por agendamento nas bibliotecas do IFC estão suspensas temporariamente.

Informamos, em complemento, que o Comitê de Crise designou um Subcomitê Científico, o qual apresentou, nesta reunião, informações importantes sobre o cenário da pandemia no estado de SC. Os indicadores constantes no Plano de Contingência e as propostas de análise indicadas pelo Subcomitê subsidiarão os encaminhamentos do Comitê de Crise. Algumas informações já podem ser conferidas no site do Subcomitê Científico: https://subcomitecientifico.ifc.edu.br/

O Comitê de Crise recomenda a todos que continuem observando as medidas de prevenção contra o coronavírus, cuidando, assim, da sua saúde e de todos ao seu redor.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Andréa Santana