IFC recepciona 480 novos estudantes para o ano letivo 2021

Escrito por juliana.motta. 14 de abril de 2021, às 20:17

Entre 05 e 13 de abril, o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, deu as boas-vindas a 480 novos estudantes. Os calouros estão distribuídos em 12 turmas, nas quatro modalidades de Ensino oferecidas neste momento pelo IFC Videira: Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, cursos Superiores e Proeja (Educação de Jovens e Adultos).

O ano letivo 2021 iniciou à distância, pois o IFC segue ministrando aulas de modo remoto, observando as regras de distanciamento social. Em função da pandemia de Covid-19, houve atraso na execução do calendário acadêmico do ano letivo de 2020, fazendo com que o ingresso ocorresse apenas agora.

Participando ao vivo de todas as recepções, a Direção do Campus desejou as boas-vindas aos estudantes, lamentou por estarmos distantes fisicamente por conta do enfrentamento ao coronavírus e explicou a decisão do IFC pela permanência do Ensino Remoto, pois inicialmente havia previsão de retorno presencial das aulas em abril, mas com o agravamento do número de casos no mês de março, tal retorno com aulas presenciais ficou injustificável.

De acordo com o Diretor-geral, professor Jaquiel Salvi Fernandes, desde o início da pandemia o IFC montou um Comitê de Crises que avalia o progresso da pandemia, estabelece critérios e estratégias para a tomada de decisão. “O IFC tem um Plano de Contingências que prevê as regras de retorno presencial das atividades. São três indicadores que precisam estar bem posicionados para voltarmos com as aulas presenciais: taxa de ocupação de leitos de UTI, taxa de transmissibilidade do vírus e variação da média móvel de casos confirmados”, detalha.

A Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), professora Josy Alvarenga Carvalho Gardin, destacou que o objetivo deste momento de recepção foi acolher a todos os estudantes com mensagens de otimismo, enfatizando a importância de cada estudante valorizar as oportunidades proporcionadas pela instituição e honrarem a escolha que fizeram. “Esperamos que vocês se dediquem aos estudos, sejam pessoas boas, com as quais os colegas e toda comunidade acadêmica possam contar. Que essa nova trajetória estudantil proporcione reflexões e capacidade de se transformarem, não só em profissionais melhores, mas sim em seres humanos éticos e comprometidos com o próximo”, destacou.

Servidores de diversos setores participaram ao vivo ou enviaram vídeos gravados explicando sobre os serviços prestados, por exemplo, a Coordenação de Registros Acadêmicos e Cadastro Institucional (Raci – Secretaria), Biblioteca, Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisae), Pesquisa, Estágios e Extensão, Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidae (Neges) e Núcleo de Gestão Ambiental (NGA). A recepção também contou com apresentações culturais feitas pelo professor Davi César da Silva e pela aluna Deborah Streme.

👉 Tem fotos da recepção e gostaria inserir nesta galeria? Envie por e-mail para cecom.videira@ifc.edu.br

Texto: Juliana M. Peretti/Jornalista/Cecom Campus Videira.