IFC convida estudantes e servidores para o Conselho de Usuários de Serviços Públicos

Escrito por juliana.motta. 13 de julho de 2021, às 19:18

O Instituto Federal Catarinense (IFC) convida estudantes/familiares e servidores para participarem do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. É uma iniciativa que visa a transparência e melhoria contínua dos serviços prestados.

Qualquer cidadão pode se cadastrar para tornar-se um conselheiro. Seu papel será sugerir propostas e soluções de melhoria do serviço, além de produzir e responder enquetes sobre os serviços públicos.

Saiba mais:

O que é o Conselho de Usuários de Serviços Públicos?

É uma nova forma de participar diretamente da avaliação e dos processos de melhoria dos serviços públicos, conectando os gestores com usuários por meio das Ouvidorias Públicas.

Qual é o diferencial deste novo Conselho para as modalidades de participação já estabelecidas?

O principal diferencial é a participação direta. Neste caso, os cidadãos não precisam depender de representantes escolhidos/eleitos para que sua voz seja ouvida. Cada cidadão –  seja estudante, técnico, professor ou familiar –  será um membro do Conselho, podem participar ativamente representando a si próprios, manifestando suas opiniões referentes ao serviço público em questão.

Como o Conselho funciona?

Funciona por meio da participação direta dos cidadãos que respondem e/ou produzem consultas e pesquisas no Portal de Usuários de Serviços Públicos. Os conselheiros também podem participar formulando sugestões e submetendo suas ideias no fórum disponível no Portal e exclusivo para os membros do Conselho.

Uma pessoa pode ser conselheira de um ou mais serviços. O Governo Federal mapeou mais de quatro mil serviços públicos diferentes em todos os órgãos da administração pública. Esses serviços estão reunidos em um documento chamado “Carta de Serviços” e cada órgão público possui a sua Carta de Serviços. Por meio da Carta, você fica sabendo como acessar e como obter cada serviço, além de descobrir quais são os compromissos da instituição com o atendimento e entender um pouco mais sobre os padrões estabelecidos. Acesse a Carta de Serviços do IFC: https://bit.ly/CartaDeServiçosIFC

Qual a relação entre a Carta de Serviços e o Conselho de Usuários?

Os conselheiros vão avaliar serviços públicos que constem na Carta de Serviços. A Carta está em permanente atualização e gradualmente novos serviços vão sendo incorporados.

Como faço para me cadastrar como conselheiro?

Para virar conselheiro, basta realizar um cadastro na “Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos”. Após o cadastro e login você deve selecionar quais serviços públicos gostaria de avaliar.

✔️ Link para cadastro: https://bit.ly/CadastroPlataformaVirtual

✔️ Link para acesso à Plataforma virtual: conselhodeusuarios.cgu.gov.br.

Caso tenha alguma dúvida para se cadastrar consulte o passo a passo:

De quem é essa iniciativa?

Da Controladoria Geral da União (CGU). A CGU é responsável por criar mecanismos de aperfeiçoamento da gestão pública e é o órgão que integra as Ouvidorias do Serviço Público Federal.

Caso tenha dúvidas escreva um e-mail para: conselhodeusuarios@cgu.gov.br