Seleção dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para 2022 será por sorteio eletrônico

Escrito por juliana.motta. 16 de setembro de 2021, às 14:35

O Instituto Federal Catarinense (IFC) divulgou qual será o critério de seleção utilizado no processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para o ano de 2022. Assim como no certame anterior, o método será o de sorteio público.

O procedimento funciona da seguinte forma: após a homologação das inscrições, cada candidato receberá um número, que será depois utilizado para a realização do sorteio. Informações detalhadas sobre o procedimento estão disponíveis neste tutorial.

Vale lembrar que as inscrições para a seleção ainda não estão abertas; a publicação do edital com todas as regras para o processo está prevista para o mês de outubro. Por enquanto, é possível adiantar que as inscrições serão gratuitas e que os candidatos deverão possuir RG e CPF no momento da inscrição. Informações sobre o andamento do processo serão publicadas nos canais oficiais de comunicação do Instituto (siteFacebook e Instagram) e também no Portal de Ingresso; por isso, acompanhar regularmente estes canais é essencial para os interessados em estudar no IFC.

A decisão final sobre o método de seleção foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFC, em reunião realizada na quinta-feira (9), e se baseia nas incertezas que ainda persistem em virtude da pandemia de Covid-19. O assunto foi debatido anteriormente no Conselho de Dirigentes (Codir), por iniciativa da Coordenação-Geral de Avaliação e Ingresso (CGI). “Levamos o tema para discussão considerando que o estado de Santa Catarina ainda enfrenta as consequências trazidas pela crise sanitária”, diz o coordenador da CGI, André Zuconelli. “Além das questões ligadas à organização dos espaços físicos para realização das provas, a instabilidade de cenários que a pandemia ocasiona dificulta o planejamento do cronograma para realização de todas as etapas envolvidas”.

“Na reunião com o Codir, foram apresentados o relatório de ingresso do último ano e um estudo das adequações necessárias para que a realização do Exame de Classificação fosse possível”, prossegue Zuconelli. ” Diante dos fatos, os dirigentes julgaram ser inviável a realização de provas neste ano de 2021, para ingresso no ano de 2022 — decisão que foi posteriormente referendada pelo Consepe, na reunião da última quinta (9)”.

O coordenador da CGI acrescenta que o modelo de sorteio foi utilizado com sucesso no processo seletivo anterior, o que favoreceu a decisão por sua manutenção. “A seleção teve um número significativo de inscrições — 5804 ao todo. Apesar de ser uma novidade para a modalidade do ensino médio, o processo ocorreu sem maiores problemas, dando oportunidade igualitária de acesso à educação pública, gratuita e de qualidade a mais de 2000 estudantes”.

Quaisquer dúvidas sobre o processo seletivo podem ser sanadas por meio do e-mail da CGI. O endereço é cgi@ifc.edu.br. A Coordenação disponibiliza ainda tutoriais em vídeo sobre o acompanhamento dos editais de seleção e a importância da leitura atenta dos documentos.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana

Live especial sobre as inscrições no processo seletivo

Fique ligado(a)! 📣