Realizada primeira defesa de TCC da Engenharia Elétrica

Escrito por juliana.motta. 21 de dezembro de 2021, às 16:31

Angelo Tafarel Bruch de Oliveira foi o primeiro acadêmico a defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma de Engenharia Elétrica do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. 

A defesa foi realizada presencialmente, no auditório do IFC, na última  quinta-feira (16/12). O trabalho intitulado “Avaliação da Qualidade de Energia Elétrica de uma Lavanderia Industrial” teve orientação do professor Carlos Roberto Pereira Oliboni e contou com os professores Adenes Sabino Schwantz e Jonatan Rafael Rakoski Zientarski, na banca avaliadora.

O acadêmico conta que iniciou o TCC em janeiro deste ano e, de lá para cá, trabalhou intensamente junto ao seu orientador e demais professores que colaboraram em sua formação. 

O novo engenheiro eletricista atribui o bom resultado conquistado no TCC, entre outros motivos, ao fato de ter tido acesso facilitado aos quadros elétricos e barramentos de alimentação da empresa em que trabalha, a Elis Brasil – uma multinacional do ramo de lavanderia que atua nos segmentos industrial, hospitalar e de hotelaria, presente em 28 países e líder do mercado europeu e brasileiro. Além do acesso, a Elis Brasil realizou diversos investimentos para que o trabalho fosse desenvolvido, como fornecedores, despesas de viagens, instrumentação, etc. 

O curso de Engenharia Elétrica tem duração de 5 anos e meio. Ao longo desse tempo, Angelo disse que o curso exigiu muita disciplina e comprometimento. “Foi necessário leitura completa das bibliografias recomendadas e estudos de complementação. É um curso que possui um elevado nível de dificuldade, principalmente no tocante às leis físicas, tal como as leis do eletromagnetismo e mecânica. O cálculo vetorial pode ser um impeditivo para aqueles que possuem grande dificuldade em matemática, o que só pode ser superado com intenso treinamento”, destaca. 

Como ingressar na Engenharia Elétrica

Todos os cursos superiores oferecidos no Campus Videira: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Pedagogia utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que seleciona os alunos por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, para ingressar nos cursos superiores do IFC é necessário prestar o Enem e depois se inscrever no SiSu. Em caso de sobra de vagas, o IFC pode lançar um edital paralelo para preencher as vagas por meio das notas do histórico escolar. 

Da esquerda para a direita: Prof. Jonatan Zientarski, prof. Adenes Schwantz, acadêmico Angelo Oliveira e prof. Carlos Oliboni

Texto: Cecom Videira