Conheça a Política de Inclusão e Diversidade do IFC

Escrito por juliana.motta. 21 de abril de 2022, às 10:46

Desde julho de 2019, o Instituto Federal Catarinense (IFC) dispõe de uma Política de Inclusão e Diversidade. O documento foi aprovado pelo Conselho Superior, órgão máximo que congrega representantes eleitos da reitoria e das 15 unidades (campi) que compõem o IFC.  O documento é válido para todos os campi e para a reitoria, localizada em Blumenau.

A Política foi instituída pela Resolução nº 033/2019, e tem como objetivo orientar ações de promoção da inclusão, diversidade e os direitos humanos, para o acompanhamento e suporte da comunidade acadêmica inserida no contexto da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero, sexualidade, necessidades específicas ou de outras características individuais, coletivas e sociais.

É fundamental que os estudantes, professores, técnicos, funcionários e a comunidade em geral tomem conhecimento da Política que estabelece as diretrizes de conduta para todos os públicos da Instituição. Respeitar e cumprir a política é uma obrigação de todos que optaram por ingressar no IFC.

Ao fazer essa opção, todos devem ter clareza sobre os princípios fundamentais que norteiam as ações do Instituto Federal. Tais princípios foram descritos baseados na Constituição Federal e em inúmeras legislações relacionadas aos Direitos Humanos,  que incluem uma filosofia de respeito, tolerância e inclusão.

Cada um dos 15 campi do IFC é responsável por implementar a Política de Inclusão, assegurando o acolhimento e respeito a todos os indivíduos, respeitando e fazendo cumprir os princípios previstos no artigo 2º:

I – compromisso com os direitos humanos e a cidadania;

II – promoção da inclusão, diversidade e direitos humanos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão;

III – equidade nas condições de acesso, permanência e êxito no percurso formativo preservando e promovendo o respeito à diversidade em todos os seus matizes;

IV – defesa e compromisso com a justiça social e combate à todas as formas de preconceito;

V – efetivação do direito à educação pública, gratuita e de qualidade;

VI – gestão democrática;

VII – sustentabilidade socioambiental;

VIII – respeito às particularidades regionais dos campi;

IX – respeito à liberdade;

X – garantia de valores éticos e humanísticos;

XI – defesa de uma instituição inclusiva e diversa.

A Política de Inclusão e Diversidade prevê a criação e funcionamento de Núcleos Inclusivos em cada campi do IFC. São eles:

a) Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI)

b) Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)

c) Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEGES)

Para conhecer mais sobre o tema leia aqui a íntegra da Política de Inclusão e Diversidade.