Curso Técnico em Segurança do Trabalho realiza visita técnica na Renar Móveis

Escrito por juliana.motta. 13 de julho de 2022, às 21:30

Uma das propostas de ensino do curso de TST no campus de Videira é conhecer a realidade de empresas. Ao realizar as visitas técnicas é possível conhecer as formas de trabalho e a aplicabilidade da Segurança do Trabalho em diferentes segmentos e atividades industriais.

No dia 28 de junho, os alunos do TST realizaram visita técnica na empresa Renar Móveis acompanhados pelos Professores Patrícia Bongiovani e Jacob Michels do IFC campus Videira, e na ocasião foram recepcionados e acompanhados pelo Técnico em Segurança do trabalho Elio Ronaldo Ribeiro, o qual apresentou a Empresa referência na fabricação de móveis exportados para vários países.

A visita começou pelos setores de serraria e caldeiras, quando o TST Elio explanou, em uma excelente aula prática, sobre o sistema completo de operação e os cuidados com a segurança de acordo com a NR 13.

A visita continuou pelo setor do preparo das madeiras para a fabricação dos móveis no setor de serraria, secagem e usinagem de madeiras. A Empresa trabalha com madeira de pinus de plantios próprios, focada em Ecologia e Sustentabilidade, em 1967 foram plantadas as primeiras mudas de pinus pelo fundador Sr. Willy Frey, processo que marcou o início do reflorestamento no sul do Brasil. Atualmente, a Renar trabalha apenas com madeira de reflorestamento e tem a honra de ser Eco Friendly.

Os alunos realizaram vários questionamentos pertinentes a área da atuação da Segurança do Trabalho e os programas desenvolvidos pela empresa como Brigada de Emergência, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e cuidado constante com a saúde e segurança ocupacional.

O Curso Técnico em Segurança agradece a Empresa Renar Móveis por ter dado a oportunidade desta visita técnica, muito importante para os alunos e futuros profissionais da área de Segurança do Trabalho aprenderem na prática a atuação e a importância do profissional em uma empresa.

Texto e fotos: Curso Técnico em Segurança do Trabalho