Inscrições abertas para auxílio alimentação e auxílio permanência

Escrito por juliana.motta. 8 de fevereiro de 2023, às 14:53

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com dois processos abertos para concessão de auxílios para os estudantes: 

  1. Auxílio alimentação do Campus Videira;
  2. PAE – Programa de Auxílios Estudantis do IFC.

Cada um dos editais têm prazos, inscrições e regras distintas, conforme segue:

Auxílio alimentação – específico do Campus Videira | Inscrições de de 07/02/2023 a 14/02/2023

Estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio Integrado, cursos Subsequentes, cursos de Graduação e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFC Campus Videira podem se inscrever até 14 de fevereiro para o Edital 01/2023 (específico do Campus Videira). 

Por meio deste edital, o Campus vai selecionar 30 estudantes de baixa renda para que sejam contemplados com o custeio total do almoço oferecido no refeitório (R$ 12,00). Os alunos beneficiados vão receber um ticket por dia letivo ao longo de todo o ano de 2023, a partir de 03 de março.

Os requisitos obrigatórios para concessão deste auxílio constam no item 6 do edital 01/2023:

Estar regularmente matriculado nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, EJA-EPT e superiores e;

6.2 Possuir renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, comprovada por meio de um dos seguintes requisitos:

I) ter ingressado por Ações Afirmativas, em Cotas de Baixa Renda, no ano de 2023, ou;

II) ter análise socioeconômica deferida pelos editais do PAE publicados em 2021 ou 2022, sejam os estudantes que receberam o auxílio estudantil ou os classificados em lista de espera, desde que não tenham sido desligados do PAE e que não tenham alteração na condição socioeconômica, grupo familiar ou curso, ou;

III) ter cadastro válido e apresentar folha resumo do CADÚNICO, ou;

IV) apresentar autodeclaração assinada (modelo anexo I) de renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, a ser analisada pela assistente social do campus, mediante entrevista agendada no período de análise.

A inscrição é feita por meio do link: https://forms.gle/NdPXeKwWXkxN5foYA

Programa de Auxílios Estudantis (PAE) – inscrições de 08/02/2023 a 07/03/2023

As inscrições para participação no Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do IFC, com validade para o ano letivo de 2023, começam nesta quarta-feira (8) e seguem até o dia 7 de março.

O procedimento será feito somente pela internet, de acordo com as modalidades abaixo:

MODALIDADE 1: Destinada aos estudantes que obtiveram inscrição deferida em um dos editais do PAE publicados em 2022, sejam aqueles que receberam auxílio estudantil ou os classificados em lista de espera, desde que não tenham sido desligados do PAE e que não tenham alteração na condição socioeconômica, alteração no grupo familiar e alteração de curso.

Clique aqui para fazer sua inscrição na modalidade 1

MODALIDADE 2: Destinada a todos os estudantes que não se enquadram na Modalidade 1.

Clique aqui para fazer sua inscrição na modalidade 2

O Edital de seleção já está disponível, e traz informações detalhadas sobre todo o processo — como os critérios para participação, a documentação necessária para inscrição e o cronograma, entre outras. O documento pode pode ser acessado pelo link abaixo:

Edital de Seleção – PAE 2023

O PAE é uma ação voltada para a promoção do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes, nas perspectivas de inclusão social, de produção do conhecimento, de melhoria do desempenho escolar/acadêmico e de qualidade de vida, em conformidade com o que dispõe o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Por meio do PAE, o estudante receberá um valor em dinheiro, depositado em sua conta bancária, conforme regras e valores estabelecidos em edital.

Os Auxílios são ofertados em três categorias:

  • Auxílio-Moradia: para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas de aluguel. O auxílio será de até R$400,00 mensais, ofertado em até 12 parcelas, referentes aos meses de março de 2023 a fevereiro de 2024.
  • Auxílio-Permanência I: para estudantes em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aos que apresentarem Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de até 454,50, e que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O auxílo será de até R$500,00 mensais, ofertado em até 10 parcelas, referentes aos meses de de março a dezembro de 2023.
  • Auxílio-Permanência II: para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitam de complementação financeira para custear suas despesas no IFC, visando assim, à permanência e ao êxito escolar/acadêmico. O auxílio será de até R$250,00 mensais, ofertado em até 10 parcelas, referentes aos meses de março a dezembro de 2023.

Renovação dos auxílios

O prazo para solicitar a renovação do recebimento dos auxílios para o ano letivo de 2023 também começa em breve. A publicação da listagem de estudantes aptos à renovação será publicada na próxima sexta-feira (10). O período de entrega da documentação necessária será de 13/02 a 02/03.

O procedimento será feito de forma on-line, por meio do preenchimento de formulário específico, disponível abaixo:

Clique aqui para solicitar a renovação do seu auxílio

O Edital de Renovação do PAE, que traz todos os detalhes sobre o programa e os devidos procedimentos, está disponível abaixo:

Edital de Renovação – PAE 2023

Para efetuar sua renovação, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:

  • Constar na listagem de estudantes aptos a solicitar renovação;
  • Estar regularmente matriculado e frequentando curso de ensino técnico de nível médio ou ensino superior (graduação) no ano de 2023;
  • Estar cursando o mínimo de 04 disciplinas do Curso.

Caso o estudante não esteja cursando o mínimo de disciplinas, deverá apresentar uma declaração do coordenador de curso, por meio da qual seja informado o motivo do não cumprimento do requisito item III.

Em caso de dúvidas, tanto para o processo de inscrição quanto para o de renovação, os estudantes deverão entrar em contato, por e-mail, com o setor responsável em seus respectivos campi. A lista com os endereços está disponível nos editais.  

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller e Juliana B. Motta Peretti 

Arte: Cecom/Reitoria/ Andréa Santana e Cecom/Videira Juliana B. Motta Peretti