IFC recebe 175 novos alunos do Ensino Médio Integrado

Escrito por juliana.motta. 10 de fevereiro de 2023, às 18:04

Nesta semana, 175 calouros do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos de Agropecuária, Informática e Eletroeletrônica iniciaram sua jornada no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira.

A recepção foi realizada na segunda-feira (06/02), no auditório do Campus,  onde ocorreu um momento cultural com apresentações musicais dos professores Davi Cezar Da Silva e Grazielle Vieira Garcia.  Na terça-feira (07/02), foi a vez de receber os veteranos do Ensino Médio, que lotaram o auditório com muita animação.

Nos dias de recepção, o diretor-geral, professor Jaquiel Salvi Fernandes e o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão substituto (Depe), professor Raffael Tófoli se apresentaram, deram boas-vindas e falaram sobre o funcionamento do IFC. “Desejamos que os estudantes tenham um excelente ano letivo, que aproveitem este espaço para aprender e se desenvolver cada vez mais”, ressaltou Jaquiel.

Toda a estrutura e organograma institucional foram detalhados aos estudantes para que conheçam melhor o funcionamento do IFC e possam procurar auxílio quando necessário. Houve também uma fala com o Grêmio Estudantil e um “tur” guiado pelo Campus para apresentar a biblioteca, os laboratórios, o ginásio, a cantina e os blocos administrativo, pedagógico e salas de aula.

Houve também a presentação das coordenações de cursos, do Núcleo de estudos de gênero e sexualidade (Neges), do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (Neabi) e do Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (Napne). Também fizeram apresentações os setores ligados ao atendimento direto dos estudantes, como o  Setor de Estágios, Extensão e Pesquisa, o Setor de Tecnologia da Informação (TI) e o Sistema Integrado de Acompanhamento e Suporte Educacional (Sisae).

“Recebemos com muita alegria os estudantes. Na recepção dos alunos ingressantes, focamos na apresentação dos diversos setores da instituição, os quais são fundamentais na vida acadêmica cotidiana dos estudantes. Com os veteranos, aprofundamos as discussões acerca de questões disciplinares, bem como aspectos pedagógicos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Temos certeza de que foram momentos muito proveitosos para todos os participantes”, comentou Raffael Tófoli, Depe substituto que conduziu o momento de recepção.

Texto e fotos: Cecom/Videira – Juliana B. Motta Peretti