IFC Videira realiza Colação de Grau de Cursos Superiores 

Escrito por juliana.motta. 17 de abril de 2023, às 14:08

Na última sexta-feira (14/04), o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, realizou a Colação de Grau dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Pedagogia. A solenidade ocorreu às 19h, no auditório do campus, e contou com a presença de 22 formandos, além de amigos, familiares e servidores do IFC.

A reitora Sônia Regina de Souza Fernandes veio de Blumenau para participar da solenidade. Ela destacou que apesar de o IFC ter 15 campi espalhados em SC – e realizar muitas formaturas anualmente – sempre que possível busca estar presente nas solenidades, pois cada uma delas é singular, tem o seu sentido e significado. 

“Ver a emoção dos estudantes e familiares durante a cerimônia, seja no discurso, na faixa trazida pela família em homenagem ao formando, no recebimento da flor ou na música escolhida, essas dimensões todas trazem consigo uma simbologia e uma história de vida, e essa é a beleza de cada colação de grau”, afirma. 

Sônia destacou também a importância social da interiorização da educação pública. Ela fez uma breve síntese da criação da Rede Federal, em 1909, até a criação dos Institutos Federais, no ano de 2008. Além dos Institutos, o projeto de expansão e interiorização criou a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e novos campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, somando todas as instituições, a rede federal é responsável por mais de 8% de toda a oferta de educação em Santa Catarina. 

“Não tem momento mais significativo para nos dar uma injeção de energia do que este momento de formatura. Para que a gente possa continuar defendo a educação como um bem público, como um direito de todos, uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada que a nossa Instituição oferece. Parabéns a todos os formados, e tenho certeza que vocês, além de excelentes profissionais também serão excelentes seres humanos, colocando sempre as pessoas acima da técnica e da máquina, como vocês mesmos destacaram no juramento”, disse a reitora. 

O diretor geral, professor Jaquiel Salvi Fernandes, parabenizou os formandos pela conquista, e aproveitou a oportunidade para destacar que “o IFC é para todos”. Ele divulgou os cursos oferecidos para a comunidade, dando destaque para a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que o Ensino Médio é ofertado no período noturno. O diretor também agradeceu o trabalho e empenho de toda a equipe para a realização da solenidade de formatura. 

A sessão de Colação de Grau foi marcada de muita emoção, como o momento de homenagem aos que amamos”, quando os formados entregaram uma rosa para alguém especial de sua família. O ato foi acompanhado por uma linda apresentação da formada de Pedagogia, Regiane Marques Lopes da Rosa, que tocou a música “Hallelujah” no piano e encantou a todos com seu talento musical. 

Texto e fotos: Cecom/Videira – Juliana B. Motta Peretti