12ª FICE reúne comunidade acadêmica para divulgação de cursos, socialização de conhecimentos e integração cultural

Escrito por juliana.motta. 26 de agosto de 2023, às 14:06

O IFC Campus Videira realizou na última quinta e sexta-feira (24 e 25/08)  a 12ª edição da Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE), evento anual que objetiva  socializar os projetos de pesquisa e extensão e divulgar os cursos e a estrutura do Campus para a comunidade externa. 

Neste ano, o evento trouxe mudanças. Uma das novidades foi a realização do 1º IFCultura Videira, um festival cultural no qual estudantes apresentam seus trabalhos artísticos — em Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro — e compartilham ideias e experiências com seus colegas artistas. Esta é a primeira vez que o  IFCultura foi  realizado no Campus Videira, mas já é tradição no IFC há oito anos e ocorre junto com a Mostra Nacional de Iniciação Científica, Tecnológica Interdisciplinar – MICTI, evento anual que reúne os 15 campi do IFC. 

Outra mudança foi o local de exposição dos trabalhos. Desde 2012 o evento vinha se concentrando no ginásio poliesportivo,  mas agora a ideia foi expandir para outros espaços. As apresentações de banners de pesquisa e extensão ficaram no miniauditório, a exposição dos cursos, a venda de alimentos e bebidas e apresentações culturais foram feitas em frente ao bloco laboratórios.

Uma tradição que continua mantida como em anos anteriores é a visitação de escolas (INSTITUR), em que os visitantes são guiados pelos laboratórios, brinquedoteca, estufa, ginásio, refeitório, biblioteca e outros espaços. 

O diretor-geral do Campus Videira, professor Jaquiel Salvi Fernandes, destacou que a avaliação do evento está sendo muito positiva, e que em geral o público aprovou as mudanças realizadas. “Tivemos excelentes trabalhos de pesquisa e extensão, os alunos demonstraram grande capacidade evidenciando o potencial do IFC. E aproveito para agradecer toda a equipe que colaborou no evento, a comissão de eventos e a comissão organizadora da FICE, assim como todos os servidores e alunos envolvidos estão de parabéns”, destaca. 

Trabalhos premiados clique abaixo:

📸 ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO NO DRIVE:

Texto: Juliana B. Motta Peretti / Cecom
Fotos: Rafael Vieira de Almeida, Juliana Motta Peretti e colaboradores diversos