6ª fase da Agronomia realiza visita técnica na Granja Master São Roque

Escrito por juliana.motta. 30 de novembro de 2023, às 16:26

Os acadêmicos da 6ª fase do bacharelado em Agronomia do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, tiveram mais uma experiência prática com a visita técnica realizada na Granja Master, unidade São Roque. A atividade integra a disciplina de Suinocultura, e teve como objetivo conhecer a planta de tratamento de efluentes da suinocultura – Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates).

O Sistrates é um sistema desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves, sendo a Granja Master São Roque a primeira a implantá-lo. 

“O Sistrates é uma tecnologia que permite obter um alto nível de tratabilidade dos efluentes da suinocultura. Por meio dele é produzido biogás utilizado na geração de energia elétrica, reduzido o nitrogênio dos efluentes, recuperado o fósforo que pode ser usado como fertilizante, e obtida água no final do processo, a qual pode ser reutilizada para a limpeza das instalações. O efluente resultante atende aos padrões exigidos pela resolução 430 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, explica o professor Carlos Rodolfo Pierozan.

Na Granja, a turma foi recebida por  Moisés Schlosser (Gerente da Master, Regional de Videira), Alison Tizott (Supervisor de Manutenção), Lurdes Marina Oracz (Engenheira Agrônoma) e Jackson Granetto (Supervisor Técnico responsável pelo Sistrates), que gentilmente recepcionaram e conduziram a visita. 

Os docentes do IFC que acompanharam a visita foram os professores Carlos Rodolfo Pierozan e Érika Andressa da Silva. Os professores e a turma agradecem imensamente a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre esse sistema.

(clique na foto para ampliar)