IFC completa 15 anos de criação

Escrito por juliana.motta. 28 de dezembro de 2023, às 15:53

Em 29 de dezembro de 2023 comemora-se os 15 anos da sanção da Lei n. 11.892 que permitiu a criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No ato de criação, a Rede Federal de Educação Profissional e Científica passou a ser composta pelos Institutos Federais, pelos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas técnicas ligadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II. Entretanto, o marco histórico da Rede Federal data de 1909, com a criação de 19 escolas de Aprendizes e Artífices, no governo do presidente Nilo Peçanha.

A partir de 2008, a Rede Federal passou por expansão e interiorização e está presente em todos os estados brasileiros. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), atualmente a Rede possui 680 unidades e conta com 1.437.395 estudantes e 10.422 cursos de educação profissional e tecnológica.

No caso do Instituto Federal Catarinense (IFC), a instituição possui 16 unidades e está presente em 15 cidades catarinenses: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira. Alinhado aos arranjos produtivos, culturais e sociais locais, o IFC promove ensino, pesquisa, extensão por meio da oferta de cursos da educação profissional e tecnológica, nas modalidades de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio, graduação e pós-graduação – lato e stricto sensu. A comunidade acadêmica do Instituto é plural, composta por estudantes, servidores e terceirizados de diversas regiões do país e de diferentes idades.

Comemorações

Para reforçar a presença e a relevância dos Institutos Federais, diversas ações estão sendo realizadas em comemoração aos seus 15 anos de criação. Uma das primeiras ações foi o concurso nacional para escolha do selo de 15 anos, organizado pela equipe de comunicação social da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A arte aplicada em diversas peças de comunicação foi produzida pelo servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.

Na primeira semana de dezembro, várias atividades foram preparadas em Brasília em comemoração aos 15 anos da Rede Federal. No dia 4, reitores e dirigentes das instituições da Rede Federal, estudantes, servidores, autoridades e demais convidados participaram da cerimônia no auditório do Museu Nacional da República, organizada pelo Ministério da Educação e com a presença do ministro Camilo Santana. Na ocasião, houve o lançamento do documentário e da exposição fotográfica “Institutos Federais, a cara do Brasil”, produzidos pela equipe da Setec/MEC. Também do selo postal dos Correios com a logomarca dos 15 anos.

No dia 7, os 15 anos foram comemorados em sessão solene na Câmara Federal de Deputados com a presença de dirigentes, reitores e demais representantes da Rede Federal. O saguão da entrada do Congresso recebeu a exposição, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com fotos e textos sobre os indicadores e destaques dos Institutos. O Conif também lançou uma página online com informações sobre as instituições.

No IFC

Enquanto isso, no IFC foi lançada em outubro a campanha “Minha história com o IFC”, organizada pela equipe da coordenação-geral de Comunicação (Cecom). A campanha é composta por diversas ações alusivas à data desenvolvidas em parceria com a comunidade acadêmica em geral.

Para conhecer e registrar as histórias de vida de pessoas que fizeram e fazem parte do Instituto, os servidores, estudantes, egressos e toda a comunidade foram convidados a enviar depoimentos, vídeos e/ou fotos que representem como o Instituto marcou suas vidas. Esses depoimentos estão sendo publicados nos perfis oficiais do IFC no Instagram. Quem ainda não participou, pode enviar seu depoimento por meio do formulário online.

Em novembro, durante a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti), realizada em Luzerna, foi apresentada uma exposição fotográfica no estande institucional. A mostra foi composta por 46 imagens do acervo fotográfico institucional. As unidades do IFC foram apresentadas em 16 fotos e outras 30 imagens resgataram o histórico da Micti. Ao lado do estande, foi montado um painel em branco que foi ocupado por mensagens e desenhos dos participantes na mostra.

Outros materiais em texto e em audiovisual estão sendo preparados, em parceria com os comunicadores dos campi, para registrar a memória da Instituição. Entre eles, entrevistas com os ex-reitores Cláudio Adalberto Koller (2009 a 2011) e Francisco José Montório Sobral (2012 a 2016), e a atual reitora Sônia Regina de Souza Fernandes (2016 a 2023).

Todos esses conteúdos serão reunidos e apresentados em uma página no site do IFC. O lançamento da página online está previsto para o primeiro semestre de 2024.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Artes: MEC, Silva, Cecom Reitoria.
Fotos: Cecom/Reitoria/Gabriela Meira Maia.