Artigo analisa fatores que envolvem abandono e permanência escolar

Escrito por juliana.motta. 24 de janeiro de 2024, às 10:28

A professora de Pedagogia Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin (IFC) publicou um artigo que aborda um tema de grande relevância para a educação: os fatores que envolvem o abandono e a permanência escolar. O artigo foi publicado na Revista Educação e Realidade (Qualis A1), e conta também com autoria do professor Nilson Marcos Dias Garcia (UTFPR).

O trabalho é resultado da trajetória acadêmica da docente desde o seu doutorado, e foi desenvolvido enquanto ainda era servidora do nosso irmão, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

No IFC, além da atuação como docente na licenciatura em Pedagogia, Alexsandra faz parte da Comissão de Permanência e Êxito no âmbito institucional da Reitoria, onde pode colaborar de forma ativa com seu tema de pesquisa.

Resumo do artigo

A partir do olhar de trabalhadores da educação de diversos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o presente trabalho busca analisar os fatores que envolvem o abandonar ou permanecer dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvida como estudo de caso sob uma perspectiva dialética, a pesquisa, de abordagem qualitativa, evidenciou os diferentes olhares dos trabalhadores sobre os múltiplos e complexos motivadores do abandono ou permanência escolar. Revelou a fragmentação, a individualização, a culpabilização de seus sujeitos, a existência de ações pontuais de apoio à permanência e a ausência de avaliações e intervenções voltadas para modificar a estrutura, dual e excludente, da EPT.

Palavras-chave:

Abandono Escolar; Permanência Escolar; Educação Profissional e Tecnológica; Trabalhadores da Educação; IFSC

Acesse o artigo no link: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DLSnDD8Gzvyys7TVXbG8fBx/?lang=pt#

Texto e arte: Cecom/Videira: Juliana B. Motta Peretti