Nova equipe de gestão assume direção do IFC Campus Videira

Escrito por juliana.motta. 6 de fevereiro de 2024, às 21:13

O professor Manassés Ribeiro, eleito para o cargo de diretor-geral do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, foi nomeado no dia 29 de janeiro de 2024 e já está exercendo a nova função. Manassés foi escolhido por meio de consulta à comunidade acadêmica no dia 12 de setembro de 2023, em que votaram estudantes e servidores do IFC Videira.

Manassés é docente do IFC na área de Informática desde 2010, e foi um dos primeiros professores a lecionar no Campus. Ao longo da sua trajetória, foi diretor pró-tempore do então Campus Avançado Luzerna e coordenador do curso de Ciência da Computação.

Assumindo o cargo de mais alto nível hierárquico do Campus, Manassés defende uma gestão horizontal, buscando estimular a participação dos estudantes nos processos decisórios e uma maior aproximação com a comunidade externa.

“Nosso objetivo é promover uma aproximação com cada membro da comunidade, ouvindo suas necessidades e construindo juntos um ambiente educacional inclusivo e acolhedor. Vamos priorizar o bem-estar dos alunos e dos servidores, e buscar estar mais próximos da comunidade externa”, destaca Manassés. O diretor reafirma seu compromisso com a formação integral dos estudantes e com articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

A equipe escolhida por Manassés para compor sua gestão foi apresentada já durante o processo eleitoral, e será composta pela professora Kelly Aparecida Gomes no cargo de Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), pelo assistente em administração Rodrigo Zuffo no cargo de Diretor de Administração e Planejamento (DAP), e pela psicóloga Danieli Vieceli no cargo de Coordenadora Geral de Ensino (CGE).

A solenidade de posse dos diretores eleitos nos 15 campi do IFC será realizada no dia 16 de fevereiro, em Brusque. Na mesma ocasião será realizada a cerimônia de transmissão de cargo de reitor entre a professora Sônia Regina de Souza Fernandes e o reitor Rudinei Kock Exterckoter.

Currículo acadêmico

Manassés Ribeiro é graduado em Sistemas de Informação (UnC, 2003), mestre em Ciências da Computação (UFSC, 2007) e doutor em Ciências na área de Engenharia de Computação (UTFPR, 2018).  Atua como pesquisador associado do Laboratório de Bioinformática (LABIC) da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). É coordenador do grupo de pesquisas em Inteligência Computacional Aplicada e Inovação Tecnológica do IFC. É sócio fundador da Associação Brasileira de Inteligência Computacional (ABRICOM). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional e Visão Computacional.

Texto e foto: Juliana B. Motta Peretti / Cecom Videira