Inscrições abertas para membros do Concampus

Escrito por juliana.motta. 9 de fevereiro de 2024, às 11:24

Até o dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições para novos membros do Conselho de Campus (Concampus). Para se inscrever os candidatos deverão protocolar o formulário de inscrição (disponível no anexo IV do edital) no gabinete do IFC Videira.

O Concampus é uma instância institucional que presta apoio ao processo decisório, à gestão administrativa, econômica, orçamentária e financeira, acadêmica e sobre as relações sociais, de trabalho e de vivência, sendo um colegiado consultivo no âmbito institucional, presente em cada campus do IFC.

Podem se candidatar:

1- Todos os servidores docentes e servidores do segmento técnico administrativo do quadro ativo permanente do IFC Campus Videira.

2 – Todos os discentes com matrícula regular ativa em cursos de oferta regular.

3 – Podem ser candidatos a representante do segmento egressos, todos os egressos do respectivo Campus, e;

4 – Podem ser candidatos a representante do segmento pais de alunos, representantes legais de alunos regularmente matriculados nos cursos de oferta regular do Campus, na data de entrega do Requerimento de Inscrição de Candidato.

Toda a documentação referente ao edital está disponível no link: http://videira.ifc.edu.br/concampus/eleicoes-concampus-mandato-2024-2025/

Obs: Para estarem aptos a votar, os egressos e pais/responsáveis pelos alunos, deverão fazer o preenchimento do seguinte formulário do google: https://forms.gle/tYvRTy49t3DR5JCWA

Entenda como funciona

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é gerenciado por instâncias eleitas e colegiadas, dentre elas o cargo de Diretor Geral do Campus, o Conselho Superior (Consuper), o Colégio de Dirigentes (Codir) e o Concampus, que participa das decisões na esfera de abrangência local.

O Concampus é formado por servidores (docentes e técnicos), alunos, pais de alunos e ex-alunos. De acordo com a Resolução 02/2011 do Conselho Superior (Consuper) do IFC o Concampus é uma instância institucional que presta apoio ao processo decisório, à gestão administrativa, econômica, orçamentária e financeira, acadêmica e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, sendo um Colegiado Consultivo no âmbito Institucional, presente em cada campus.

De acordo com o edital que prevê as normas eleitorais estão aptos à candidatura todos os servidores que representem o seu segmento (docente vota em docente e técnico vota em técnico), estejam lotados no Campus Videira e em efetivo exercício do cargo.

Já para o segmento discente podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados no IFC, maiores de 18 anos ou com 16 anos que sejam emancipados. Podem se candidatar estudantes de cursos técnicos de nível médio (subsequentes e integrados), graduação e pós-graduação.

Pais, mães ou representantes legais de alunos regularmente matriculados também participam do Concampus e estão aptos à candidatura. Para isso, basta comprovar o vínculo e preencher a ficha de inscrição.

Ex-alunos (egressos) também têm assento no Concampus. Para se candidatar basta ter concluído o curso e cumprido integralmente o currículo de cursos e programas, tendo sido diplomado ou certificado de acordo com as condições previstas na organização didática.

Além dos segmentos eleitos, o Concampus é composto por membros natos que têm mandato pelo período em que se mantém no cargo (é o caso da Direção Geral, Direção de Ensino e Direção de Administração). Os demais conselheiros são eleitos pelos seus pares e têm mandato de dois anos (2020-2021), podendo ser reconduzidos para o período imediatamente subsequente.