Sicaf
O sistema Sicaf tem por finalidade cadastrar e habilitar pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar de licitações promovidas por órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Este sistema amplia as opções de compras do governo federal e permite o acompanhamento do desempenho dos fornecedores cadastrados.
Cadastramento
O cadastramento no SICAF é realizado sem ônus, em qualquer Unidade Cadastradora – UASG localizada nas diversas Unidades da Federação e compreende os seguintes níveis:
I – Credenciamento;
II – Habilitação Jurídica;
III – Regularidade Fiscal Federal;
IV – Regularidade Fiscal Estadual/Municipal;
V – Qualificação Técnica e
VI – Qualificação econômico-financeira.
O interessado deverá:
a) consultar o Manual do Fornecedor disponível na opção Publicações/Manual;
b) o fornecedor que já possui login e senha do Comprasnet deverá utilizá-los para iniciar o cadastramento, na opção Acesso Restrito/Fornecedor;
c) o fornecedor que ainda não possui login e senha deverá obtê-los na opção Acesso Restrito/Fornecedor no link disponível “Clique aqui”;
d) acessar a Página Fornecedor e preencher os formulários eletrônicos relativos ao Credenciamento;
e) preencher os formulários eletrônicos referentes aos demais níveis (opcional); e
f) validar o cadastramento em uma Unidade Cadastradora, mediante apresentação da documentação exigida para cada nível disponível no Manual do SICAF.
Documentos necessários para validação do cadastro na Unidade
ATENÇÃO! Em nenhuma hipótese o Setor de Compras e Licitações receberá documentação incompleta.
Agendamento
Para dinamizar estas rotinas e possibilitar ao fornecedor executá-las no menor tempo possível, realizamos agendamentos por telefone ou via e-mail, que oferece a oportunidade de efetuar a entrega dos documentos com data e hora marcadas para cadastramento e atualizações no Sicaf. Faça seu agendamento antes de comparecer ao Setor!
As entregas não agendadas só serão recebidas após o atendimento dos fornecedores agendados. As atualizações no cadastro encaminhadas por e-mail, por exemplo as Certidões Negativas retiradas via internet que não precisam de originais, o prazo para realizarmos esta atualização é de 48 horas.